Desafio

Os Millennials (18 a 35 anos) são a geração com menor penetração na categoria de vinhos (Nielsen). Uma pesquisa da Project Genome Home & Habits mostrou que as características da categoria intimidam e confundem não consumidores e recém-engajados, principalmente os mais jovens.

99% das vendas de Reservado são em autosserviço. Jovens também sentem-se incomodados quando abordados por vendedores nas lojas (57%) (MindMiners).

Solução

Com o objetivo de rejuvenescer a imagem da categoria, tornar a marca mais próxima dos Millennials e incrementar as vendas PDV, criamos a primeira solução de conteúdo de vinho multiplataforma para Reservado.

Com base nas principais dúvidas de iniciantes na categoria de vinho, foi desenvolvido o Renato, o Sommelier Virtual, que traz mais de 500 possibilidades de respostas sobre harmonizações e dúvidas a respeito do consumo de vinho. Sempre com uma linguagem jovem e bem-humorada.

Implementação

Foram instalados 10 totens ponta de gôndola com tela touch e 10 tablets em PDVs selecionados.
Nessas estações, era possível interagir com o Sommelier Virtual de duas formas:

• Interação direto na tela do totem
Com navegação estruturada, a partir da mesma base de dados.

• Mobile Sync
Uma solução alinhada ao público millennial (mobile first).

Basta inserir um código informado na tela para sincronizar o celular com a gôndola e conversar com o Sommelier Virtual a partir do Facebook Messenger.

Resultados

28/06 até 14/09/2017

TOTENS
Mais de 12.500 interações.
13% de sincronizações com o Messenger, sendo 75% por Millennials.
17% dos compradores que estavam no corredor de vinho durante o período.

Zero investimento em trade marketing: espaço de gôndola cedido diante do sucesso do lançamento do Renato na feira APAS.

As vendas em lojas tiveram um aumento de 78% em relação ao mês anterior e 27% em relação ao ano anterior.

WEB/FACEBOOK MESSENGER
Mais de 39.000 mensagens recebidas e enviadas.

MÍDIA DIGITAL
11.191.065 de impressões.
15.034 cliques na campanha.
4.528 visitas na landing page.

68% das interações com a campanha.
Jovens de 18-24 anos.