Social Listening: pratique agora a escuta da sua audiência nas redes sociais

Hoje, se você trabalha com marketing digital, saiba que é preciso ter um acompanhamento de dados constantes para as melhores tomadas de decisão . Esses insights, parte fundamental do social listening (“escuta social”, em tradução livre), são essenciais para as marcas entenderem as reais necessidades da sua audiência, que são reveladas nas mídias sociais.  

Mas você sabe como ele funciona?

Para não confundir, o social listening e o monitoramento de redes sociais (ou SAC 3.0), funcionam de formas parecidas. Porém, a grande vantagem do social listening está na análise: os dados obtidos com o monitoramento geram insights valiosos para a sua estratégia.

Afinal, o que é Social Listening?

O Social Listening é o processo de escuta e entendimento da sua audiência em vários canais de comunicação. Assim, podemos dizer que é um método de acompanhamento das interações, de palavras-chaves, de comentários e citações dos usuários que compartilham em seus perfis, blogs, ou apps, a respeito da marca. 

E é com isso, que você, profissional de marketing ou social media, pode descobrir novas oportunidades de criar conteúdos para o seu público. 

A importância da ferramenta

Já explicamos o que é Social Listening. Agora, é necessário entender que o processo de monitoramento e análise de todas as ações, podem sim, influenciar na forma da interação com o usuário, isto é, no tom de voz da marca.  

E, em toda e qualquer estratégia de marketing digital, proponha com a sua equipe alguns questionamentos, como por exemplo: 

  • Onde está o seu público-alvo?
  • Como o seu público pensa?
  • Quais são as principais plataformas de comunicação que eles consomem?
  • O que eles buscam no seu produto ou serviço?
  • A minha marca está atendendo as expectativas deste público? Se não, como posso melhorar a experiência?

Confira também algumas ações que podem ser geradas com o uso do social listening:

  • Acompanhamento do status da marca;
  • Produção de novos conteúdo direcionados ao que o público deseja;
  • Criação de novas ideias para campanhas de marketing; 
  • Direcionamento criativo para as estratégias de redes sociais;

O Social Listening pode ser a sua nova ferramenta de Marketing Digital

Depois de ler tudo isso, você percebe o nível de importância de ter o Social Listening?! Que tal colocar em prática?

Entenda que independente da sua área de atuação no mercado, é importante acompanhar e estudar sempre sobre as tendências que vem chegando, para adaptar a sua marca às inúmeras transformações do universo digital no dia a dia.

Gostou das dicas? Acompanhe nossos conteúdos sobre o universo do live marketing nas redes sociais.

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